Faça seu Login | Usuário Novo? Cadastre-se
Carrinho (0)
Menu
Blog Kapricho
Lista de obras literárias para o vestibular UEL 2023 convida a ler autores contemporâneos
Toda Rede
28/04/2022 23:13:13

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) divulgou a nova lista de obras literárias que serão exigidas nos vestibulares de 2023 e 2024. A lista traz sete novos autores, sendo alguns bastante novos como por exemplo o paranaense Miguel Sanches Neto, que além de escritor é professor universitário, atual reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

Apenas três escritores da antiga lista foram mantidos, o gaúcho Moacyr Scliar, contista, cronista e romancista autor de mais de 70 livros, Mário de Andrade, poeta, romancista, e um dos fundadores do modernismo e Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras do país.

Confira a lista de obras literárias para os vestibulares da UEL – 2023 e 2024.

1. Contos novos – Mário de Andrade ;

2. Quarto de despejo – Carolina Maria de Jesus

3. Histórias que os jornais não contam – Moacyr Scliar 

4. O rei da vela – Oswald de Andrade 

5. O seminarista – Bernardo Guimarães

6. Niketche – Paulina Chiziane 

7. Torto arado – ltamar Vieira Junior 

8. Melhores poemas – Fernando Pessoa 

9. Chove sobre minha infância – Miguel Sanches Neto 

10. Cartas chilenas – Tomás Antônio Gonzaga 

Lista de obras literárias da UEL recebe aprovação 

O professor Biti, que dá aula de literatura e história da arte nos cursinhos Prime e Sigma, em Londrina, aprovou a nova lista, que mantém títulos clássicos e também obras modernas e contemporâneas.

Entre os aspectos interessantes da seleção, ele destaca que a seleção atual é um convite a ler o modernismo brasileiro, com livros dos dois grandes mentores do movimento e principais realizadores da Semana de Arte Moderna de 1922, cujo centenário é comemorado em 2022: “Contos novos – Mário de Andrade” e “O rei da vela – Oswald de Andrade”.

As melhores escolhas da lista, porém, são as obras contemporâneas da literatura brasileira.  “Torto Arado, de ltamar Vieira Junior, é um livro muito recente e singular da literatura brasileira, que vai dialogar com Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, na medida em que as duas obras trabalham questões como desigualdade social, negritude e um Brasil que ainda é racista e escravocrata”, avalia. 

 

Sobre Niketche, da moçambicana Paulina Chiziane, ele avisa que se trata de “uma obra única, ímpar, que todo mundo deveria ler. É uma autora exuberante, maravilhosa e provocante, que apresenta uma leitura prazerosa”, comenta. 

Como fazer as leituras para o vestibular da UEL

Em relação  à prova da UEL, Biti lembra que são cobrados  três fatores com mais recorrência: 

- o enredo do livro

- as alegorias construídas pelo enredo

- a comparação entres as temáticas dos livros.

Diversos gêneros literários estão contemplados pela nova lista, entre eles romance, poema, contos, crônica e peça de teatro. A leitura, portanto, tem que considerar também as características de cada gênero. 

Saiba como será o vestibular UEL 2023

O Vestibular 2023 da UEL será realizado em duas etapas. A 1ª fase será no dia 5 de março, com 60 questões de Conhecimentos Gerais (Geografia, História, Filosofia, Artes, Química, Física, Biologia, Sociologia e Matemática).

A 2ª fase terá três dias: 2 de abril – questões de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação. Já dia 3 de abril é destinado para prova discursiva de Conhecimentos Específicos e dia 4 de abril, Prova de Habilidades Específicas direcionada aos candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais.

A Prova de Habilidade Específica do curso de Música será aplicada em 4 de dezembro deste ano. De acordo com o cronograma aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), o resultado final do Vestibular será divulgado em 2 de maio, com início do ano letivo previsto para meados de 2023.


 

 Divulgação
Créditos: Divulgação
Compartilhe:
Comentários
Deixe um comentário
Newsletter
Cadastre seu e-mail e fique por dentro
das novidades e promoções

Formas de Pagamento:
Sebo Kapricho I
Fone: (41) 3079-1949 - Rua Comendador Araújo, 432 - 80420000
sebokapricho@hotmail.com

Sebo Kapricho II
Fone: (41) 3049-3107 - R. Marechal Deodoro, 475 - 80020240
sebokapricho2@gmail.com

Sebo Kapricho III
Fone: (41) 3222-6193 - Praça Gen. Osório, 389 - 80020010
sebokapricho3@gmail.com

Segurança:
Nos acompanhe nas redes:
© 2024 Sebo Kapricho - Todos os Direitos Reservados
Endereço: Rua Comendador Araújo, 432 - Curitiba/PR | CEP: 80420000 | CNPJ: 09.659.108/0001-65