Faça seu Login | Usuário Novo? Cadastre-se
Carrinho (0)
Menu
Blog Kapricho
Seis livros que inspiraram grandes filmes do cinema nacional
Toda Rede
18/06/2020 17:53:56

Você já ouviu falar em Afonso Segreto? Este cinegrafista foi a primeira pessoa a registrar, em vídeo, imagens do território brasileiro. Ele fez algumas tomadas da entrada da baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a bordo do navio francês Brésil, no dia 19 de junho de 1898. Por isso, a data é celebrada como o Dia do Cinema Brasileiro.

Para homenagear o vasto universo do cinema nacional, o Blog do Sebo Capricho preparou uma seleção especial de livros que inspiraram grandes filmes nacionais. Leia e saiba mais sobre essas histórias imortalizadas nas telas dos cinemas!

1 - O Auto da Compadecida - Ariano Suassuna

Esta peça clássica inspirou o filme O Auto da Compadecida, lançado em 2000, com direção de Guel Arraes e atuação inesquecível de Matheus Nachtergaele. O livro conta a saga do retirante Severino e celebra a tradição popular da literatura de cordel. 

2 - Estação Carandiru - Dráuzio Varella

 O livro que inspirou o filme Carandiru, de Hector Babenco,foi escrito pelo médico, professor e escritor Drauzio Varella. Na obra, ele conta a experiência como médico voluntário na Casa de Detenção de São Paulo, no período anterior ao massacre que resultou no fechamento da penitenciária. 

 3 - Eu Receberia as Piores Notícias dos seus Lindos Lábios - Marçal Aquino

 O livro de Marçal Aquino que inspirou filme de mesmo nome fala sobre a saga do fotógrafo Cauby,  que convalesce de um trauma numa pensão barata. No submundo em que está inserido,  tem que lidar com o mistério envolvendo Lavínia, sedutora mulher do pastor evangélico Ernani.

 4 - Elite da Tropa - Luis Eduardo Soares, André Batista e Rodrigo Pimentel

 Este livro escrito por ex-policiais resultou no sucesso de bilheteria Tropa de Elite. A história conta as experiências dos policiais no Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) do Rio de Janeiro , considerado um esquadrão de elite. O livro é baseado em fatos reais e mostra a realidade de uma tropa incorruptível, porém violenta. 

5 - Estorvo - Chico Buarque

Um personagem obsessivo, atormentado por acontecimentos estranhos permeados por fatos de sua vida real, é o mote do livro de Chico Buarque que originou filme de mesmo nome, sob direção de Ruy Guerra. 

6 - Cidade de Deus - Paulo Lins

O livro Cidade de Deus mostra as transformações sociais sofridas pelo conjunto habitacional Cidade de Deus, permeado por tráfico de drogas  e violência generalizada. O filme de mesmo nome foi lançado em 2002 e fez muito sucesso.

 Reprodução
Créditos: Reprodução
Compartilhe:
Comentários
Deixe um comentário
Newsletter
Cadastre seu e-mail e fique por dentro
das novidades e promoções

Formas de Pagamento:
Sebo Kapricho I
Fone: (41) 3079-1949 - Rua Comendador Araújo, 432 - 80420000
sebokapricho@hotmail.com

Sebo Kapricho II
Fone: (41) 3049-3107 - R. Marechal Deodoro, 475 - 80020240
sebokapricho2@gmail.com

Sebo Kapricho III
Fone: (41) 3222-6193 - Praça Gen. Osório, 389 - 80020010
sebokapricho3@gmail.com

Segurança:
Nos acompanhe nas redes:
© 2024 Sebo Kapricho - Todos os Direitos Reservados
Endereço: Rua Comendador Araújo, 432 - Curitiba/PR | CEP: 80420000 | CNPJ: 09.659.108/0001-65