Faça seu Login | Usuário Novo? Cadastre-se
Carrinho (0)
Menu
Blog Kapricho
Livros que ajudam a entender o Big Brother Brasil
Toda Rede
05/02/2021 18:49:35

Você é do tipo que ama Big Brother Brasil ou prefere desligar a TV e ler um livro quando o programa começa? Seja qual for seu perfil, o burburinho causado pelo BBB pode ser um bom motivo para ler alguns livros que ajudam a entender melhor o reality show que anualmente mobiliza o país. Afinal, quando o programa está no ar, é quase impossível ficar alheio às polêmicas diárias. A edição de 2021 já traz debates sobre temas como racismo, machismo, assédio, os cancelamentos da internet e, claro, as consequências do egocentrismo de alguns participantes em contraste à importância do espírito de coletividade necessário para sobreviver “na casa”.

O Blog do Sebo Capricho selecionou uma série de livros cuja  temática se relaciona com os reality shows e vão te levar a novas reflexões sobre temas como confinamento, falta de privacidade, superexposição e a vida no limite.

A primeira dica, claro, é o livro 1984, de George Orwell, de onde saiu o nome Big Brother, ou o Grande Irmão. O livro é ambientado em um futuro distópico no ano de 1984, em uma sociedade dominada por um regime totalitário que se mantém por meio da vigilância do Grande Irmão. Toda a população é vigiada por câmeras 24 horas por dia, o que explica a inspiração do programa. Na história, o personagem Winston Smith começa a questionar o modo como age o estado e surgem os conflitos. 

Outro clássico da literatura universal que se relaciona com a situação de confinamento é Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago. A história versa sobre uma cidade acometida pela cegueira, causando um grande colapso na vida das pessoas e abalando as estruturas sociais. O que isso tem a ver com Big Brother Brasil? Na cidade, uma mulher misteriosa mantém a visão e consegue assistir os sentimentos que afloram com a pandemia: lutas entre grupos, ganância, dominadores e dominados. A única pessoa que enxerga tem também que presenciar as pessoas agindo de forma que não teriam coragem de agir em tempos “normais”. 

O best seller Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, se aproxima da temática do BBB ao contar a história de jovens que são obrigados a se perseguir até a morte em um programa de televisão em um futuro pós-apocalíptico. A protagonista Katniss Everdeen tem a vida transformada ao ser selecionada para os “Jogos Vorazes”, onde terá que se digladiar até a morte contra a própria vontade. Todo o horror a que são submetidos é envolto pelo furor da mídia e pelo objetivo escuso de esconder uma triste realidade do olhar da população alienada pelo show televisivo. 

Outra dica é Mulheres, raça e classe, de Angela Davis, cuja temática focada nas nuances das opressões ajuda a explicar muitos dos conflitos sobre racismo e machismo destacados pelos moradores da casa do BBB. O livro trata da escravidão e de seus efeitos e da forma pela qual a mulher negra foi desumanizada.

E para finalizar, que tal Mensagens aos Brothers, de Pedro Bial? A obra traz reflexões e frases que o apresentador disse ao público durante os 14 anos em que apresentou o Big Brother Brasil. São os famosos "discursos do Bial", reunidos em grupos temáticos, com referências a inspirações e autores citados. 

 

 Divulgação/Rede Globo
Créditos: Divulgação/Rede Globo
Compartilhe:
Comentários
Deixe um comentário
Newsletter
Cadastre seu e-mail e fique por dentro
das novidades e promoções

Formas de Pagamento:
Sebo Kapricho I
Fone: (41) 3079-1949 - Rua Comendador Araújo, 432 - 80420000
sebokapricho@hotmail.com

Sebo Kapricho II
Fone: (41) 3049-3107 - R. Marechal Deodoro, 475 - 80020240
sebokapricho2@gmail.com

Sebo Kapricho III
Fone: (41) 3222-6193 - Praça Gen. Osório, 389 - 80020010
sebokapricho3@gmail.com

Segurança:
Nos acompanhe nas redes:
© 2024 Sebo Kapricho - Todos os Direitos Reservados
Endereço: Rua Comendador Araújo, 432 - Curitiba/PR | CEP: 80420000 | CNPJ: 09.659.108/0001-65