Faça seu Login | Usuário Novo? Cadastre-se
Carrinho (0)
Menu
Blog Kapricho
Dicas para ler mais com Malu Consalter
Toda Rede
26/11/2020 13:55:49

As redes sociais são uma fonte inesgotável de dicas e opiniões sobre diversos temas e uma verdadeira extensão digital da vida. Não por acaso, a mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Maria Luiza Consalter, de 25 anos, começou a usar seu Instagram, também, para mostrar seu apreço e prazer pela leitura. Muito jovem, ela já acumula dezenas de títulos importantes em seu repertório e mostra que, mesmo com os hábitos do mundo digital, a literatura traz reflexão, inúmeras histórias e um caminho sem volta no universo das palavras. “Eu adoro a sensação de comprar um livro, folheá-lo e descobrir as surpresas escondidas nas suas páginas.”

 Leitora assídua desde a infância, foi no início do isolamento social provocado pelo novo coronavírus que os livros ganharam ainda mais importância na rotina diária. “Meu início de quarentena foi um pouco conturbado, um período que acabou cobrando muito da minha saúde mental. Graças à rede de apoio que eu tenho, pude continuar meus estudos em casa e, no meu tempo livre, reencontrei nos livros um grande refúgio. Passei a trocar ideias com outros leitores e comecei a pensar em expandir um pouco mais essa troca”, diz ela, referindo-se ao uso do perfil @malu_consalter.

 Reflexão pela literatura

Malu sabe  que sua realidade não reflete a grande maioria de jovens do país e reconhece o privilégio de ter nascido em uma família que sempre a incentivou a ler e que também tinha os recursos para fomentar o hábito. “Sei que muitos não têm o acesso ou uma família que os estimula a ler, debater e expor ideias. Por isso, resolvi levar o que eu estava aprendendo para as redes sociais, como uma forma de incentivar a reflexão por meio da leitura”, conta a jovem, acrescentando que seu pai e sua avó materna foram figuras marcantes neste sentido, já que a avó foi professora de literatura e em sua casa havia centenas de livros disponíveis para explorasse desde muito cedo. “Com o passar dos anos, este hábito se consolidou e acabou por se tornar um grande prazer.”

 Mesmo que a leitura tenha se intensificado no último ano, Malu sempre leu diariamente para os estudos e por lazer. Para tanto, não gosta de traçar metas, mas sim de ler aquilo que lhe dá vontade no momento. “Procuro separar uma hora antes de dormir para ler, desta forma, já vou relaxando e me preparando para o sono.” E, por isso, procura os mais diversos gêneros, como um bom clássico, uma não-ficção e até mesmo um romance clichê para descansar. “Contudo, eu tenho uma certa predileção por clássicos mais modernos, sobretudo os americanos (Sylvia Plath, Ernest Hemingway, James Joyce), mas que varia de tempos em tempos, conforme vou descobrindo novas leituras. Ultimamente, tenho me dedicado aos romances de Elena Ferrante, que se tornaram muito preciosos para mim”, pontua.

 Dica

Como forma de estimular e incentivar que jovens busquem pela literatura, ela recomenda que o primeiro passo seja encontrar um assunto de afinidade, como um jogo, série ou filme, já que muitos são inspirados em livros publicados. “Assim, a pessoa vai poder mergulhar em uma história que conhece, mas de uma maneira diferente. Ao encontrar um livro que atraia, sente num cantinho, coloque um fone de ouvido (com ou sem música) e tente ler ao menos um pouquinho por dia.” E, ao contrário do que sê vê nas redes sociais, Malu encoraja que não haja cobrança para cumprir um número de páginas ou quantidades de livros num período. “Deixe que o livro vá envolvendo e que, aos poucos, vá ditando o ritmo da leitura. E, mais importante: não tenha medo dos livros, eles têm muito a proporcionar”, finaliza a jovem.

 Àqueles que desejam ingressar no universo da literatura, Malu indica cinco títulos que, para ela, são fundamentais em qualquer lista. Os livros estão disponíveis no site do Sebo Capricho.

 Memórias póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)

 A metamorfose (Franz Kafka)

A insustentável leveza do ser (Milan Kundera)

Mrs. Dalloway (Virginia Woolf)

Olhos d’Água (Conceição Evaristo)

 

 Arquivo pessoal
Créditos: Arquivo pessoal
Compartilhe:
Comentários
Deixe um comentário
Newsletter
Cadastre seu e-mail e fique por dentro
das novidades e promoções

Formas de Pagamento:
Sebo Kapricho I
Fone: (41) 3079-1949 - Rua Comendador Araújo, 432 - 80420000
sebokapricho@hotmail.com

Sebo Kapricho II
Fone: (41) 3049-3107 - R. Marechal Deodoro, 475 - 80020240
sebokapricho2@gmail.com

Sebo Kapricho III
Fone: (41) 3222-6193 - Praça Gen. Osório, 389 - 80020010
sebokapricho3@gmail.com

Segurança:
Nos acompanhe nas redes:
© 2024 Sebo Kapricho - Todos os Direitos Reservados
Endereço: Rua Comendador Araújo, 432 - Curitiba/PR | CEP: 80420000 | CNPJ: 09.659.108/0001-65