Faça seu Login | Usuário Novo? Cadastre-se
Carrinho (0)
Menu
Blog Kapricho
Dicas para adolescentes lerem mais
Toda Rede
17/07/2020 12:42:09

Em meio à quarentena provocada pela pandemia de Covid-19, quem tem filhos pré-adolescentes ou adolescentes com certeza fica preocupado com o tempo em que eles passam em frente à TV, nos celulares, em jogos e outras telas. Os livros são uma alternativa divertida de revezamento com as tecnologias e ainda ajudam a aprimorar a escrita, enriquecer o vocabulário e a prática do exercício de interpretação. Para incentivar os adolescentes a lerem mais, o Blog do Sebo Capricho convidou a professora Marília Bragagnolo Vivan, do Colégio Sesi Internacional de Londrina, para dar algumas dicas. 

“A leitura desenvolve a imaginação, estimula a memória e o raciocínio. Mas na minha opinião, o maior benefício da leitura é que através dela forma-se seres humanos mais críticos e desenvolve-se a capacidade de argumentação. Desta forma, prepara o indivíduo para enfrentar situações diversas e posicionar-se diante delas”, avalia.

Para gostar de ler

 Para aqueles adolescentes que não gostam muito de leitura, que torcem o nariz toda vez que ouvem a palavra “livro”, Marília indica começar pelos gibis, revistas, livros ilustrados e outros formatos escritos. “Isso ajuda a criar o gosto e o hábito de leitura.”

Ela também recomenda que os adolescentes busquem livros relacionados a filmes ou séries que estão em evidência e que sejam do gênero que lhe interessem, como terror, suspense ou romance, entre outros. “Se eles já conhecem um pouco a trama e os personagens através da tela, será mais simples introduzir-se na leitura”, pontua.

A última dica de Marília é seguir canais do youtube ou podcasts em plataformas como o  Spotify que trazem histórias curtas no formato de áudio  - chamados também de audiobooks -, que permitem conhecer novos autores e despertam a curiosidade para que busquem os livros. Ela sugere alguns canais: Fafa conta (youtube e Spotify), Ler antes de morrer (youtube), Histórias ao pé do ouvido (Spotify).

Amor pela leitura

A professora Marília conta que sempre gostou muito de ler. A maior influência foi a mãe, que lia bastante e contava histórias todas as noites para ela e a irmã. “Tínhamos uma coleção de livros que era dividido conforme as “quatro estações” e havia uma história por dia. Foi assim que conheci a maioria das histórias clássicas. Me lembro também de quando minha mãe leu conosco o livro “O menino do dedo verde” , foi inesquecível. Quando passei da fase infantil para a pré-adolescência, li a maior parte da coleção vaga-lume. Me interessava bastante por suspense e romance. Hoje continuo gostando muito desses gêneros, mas além deles, peguei gosto pelas histórias de terror e livros de ficção. 

Cinco livros para adolescentes lerem mais

Confira agora cinco livros indicados pela professora Marília para se apaixonar pela leitura:

1 - A série de livros “Diário de um banana” de Jeff Kinney, é uma ótima dica para pré-adolescentes.

2- Adolescentes vão amar “Garra de campeão” de Marcos Rey.

3 - Para aqueles que gostam de ficção e livros mais atuais: a série “A Rainha Vermelha” de Victoria Aveyard

4 - Entre os livros que viraram filmes/séries: 

Suspense - “Assassinato no expresso do oriente” de Agatha Christie

Romance/drama - "A culpa é das estrelas" de John Green

5 - E minha última dica são os contos infanto-juvenis de Moacyr Scliar.

 

 Reprodução
Créditos: Reprodução
Compartilhe:
Comentários
Deixe um comentário
Newsletter
Cadastre seu e-mail e fique por dentro
das novidades e promoções

Formas de Pagamento:
Sebo Kapricho I
Fone: (41) 3079-1949 - Rua Comendador Araújo, 432 - 80420000
sebokapricho@hotmail.com

Sebo Kapricho II
Fone: (41) 3049-3107 - R. Marechal Deodoro, 475 - 80020240
sebokapricho2@gmail.com

Sebo Kapricho III
Fone: (41) 3222-6193 - Praça Gen. Osório, 389 - 80020010
sebokapricho3@gmail.com

Segurança:
Nos acompanhe nas redes:
© 2024 Sebo Kapricho - Todos os Direitos Reservados
Endereço: Rua Comendador Araújo, 432 - Curitiba/PR | CEP: 80420000 | CNPJ: 09.659.108/0001-65