Faça seu Login | Usuário Novo? Cadastre-se
Carrinho (0)
Menu
Blog Kapricho
Dicas de livros para entender os conflitos da série Adolescência, da Netflix
Carol Avansini
12/04/2025 09:41:08

A  série Adolescência, lançada pela Netflix em 2025, já é uma das mais vistas da plataforma e se transformou em ummarco cultural por abordar diferentes dilemas que atravessam a juventude contemporânea. Sob a direção de Stephen Graham e com roteiro co-escrito por Jack Thorne, a trama conta a história de Jamie Miller, um adolescente de 13 anos acusado de assassinar brutalmente uma colega de escola.

Adolescência é interessante porque não se foca em encontrar um culpado para os fatos narrados, mas em tentar entender  as raízes de sua violência, passando por temas como  negligência familiar, isolamento, a radicalização de jovens em ambientes digitais, a fragilidade de masculinidades em construção, o bullying e a misoginia.Por meio dessas temáticas, a série questiona sistemas  e expõe a fragilidade das redes de proteção que deveriam amparar a juventude.  

Se você assistiu Adolescência e quer mergulhar mais a fundo no debate, a literatura pode te ajudar a entender melhor os dilemas expostos pela série. Como a gente sempre lembra aqui no Blog do Sebo Capricho, os livros oferecem ferramentas poderosas para compreender o mundo, por meio de reflexões críticas que nos ajudam a ir além das respostas simplistas. 

5 livros para entender a série Adolescência

 A seguir, indicamos cinco obras que dialogam com os temas centrais da série, trazendo perspectivas complementares para enriquecer o debate. 

 O Senhor das Moscas, de William Golding
A violência em Adolescência reflete o que acontece quando jovens são abandonados à própria sorte. Publicado em 1954, O Senhor das Moscas mostra um grupo de meninos isolados em uma ilha, onde a ausência de adultos faz emergir rivalidades brutais. Golding disseca a tensão entre ordem e instinto, revelando como a falta de orientação pode levar ao colapso moral, um eco do isolamento de Jamie.

 O Ódio que Você Semeia, de Angie Thomas
Lançado em 2017, este romance acompanha Starr, uma adolescente negra que enfrenta as consequências do racismo sistêmico após testemunhar o assassinato de um amigo por um policial. Thomas explora como contextos opressivos moldam escolhas, um tema presente também na jornada de Jamie em Adolescência, cuja vulnerabilidade o leva a espaços tóxicos. 

A Geração Ansiosa, de Jonathan Haidt
. Em A Geração Ansiosa, Haidt analisa como o uso intensivo de smartphones e plataformas digitais têm fragilizado a saúde mental de adolescentes, aumentando a ansiedade e comportamentos extremos. Combinando dados científicos e observações sociais, o autor mostra como a busca por validação online pode abrir portas para influências perigosas.

 Precisamos Falar Sobre Kevin, de Lionel Shriver
A violência juvenil é o  tema central em Precisamos Falar Sobre Kevin. O romance de Shriver acompanha Eva, uma mãe que reflete sobre a criação de seu filho, responsável por um massacre escolar. Sem oferecer respostas definitivas, a obra  debate o peso da família, da sociedade e da personalidade em atos extremos.

Hibisco Roxo, de Chimamanda Ngozi Adichie
Uma dica menos óbvia, mas que também traz a temática da desconexão familiar é Hibisco Roxo. O romance conta a história de Kambili, uma adolescente nigeriana que vive sob a sombra de um pai controlador, lutando para encontrar sua voz. Chimamanda mostra como ambientes repressivos moldam a psique jovem, um paralelo com as vulnerabilidades de Jamie, cuja família não percebe seus conflitos internos.  

 

 Reprodução
Créditos: Reprodução
Compartilhe:
Comentários
Deixe um comentário
Newsletter
Cadastre seu e-mail e fique por dentro
das novidades e promoções

Formas de Pagamento:
Sebo Kapricho I
Fone: (41) 3079-1949 - Rua Comendador Araújo, 432 - 80420000
sebokapricho@hotmail.com

Sebo Kapricho II
Fone: (41) 3049-3107 - R. Marechal Deodoro, 475 - 80020240
sebokapricho2@gmail.com

Segurança:
Nos acompanhe nas redes:
© 2025 Sebo Kapricho - Todos os Direitos Reservados
Endereço: Rua Comendador Araújo, 432 - Curitiba/PR | CEP: 80420000 | CNPJ: 09.659.108/0001-65