A série Adolescência, lançada pela Netflix em 2025, já é uma das mais vistas da plataforma e se transformou em ummarco cultural por abordar diferentes dilemas que atravessam a juventude contemporânea. Sob a direção de Stephen Graham e com roteiro co-escrito por Jack Thorne, a trama conta a história de Jamie Miller, um adolescente de 13 anos acusado de assassinar brutalmente uma colega de escola. Adolescência é interessante porque não se foca em encontrar um culpado para os fatos narrados, mas em tentar entender as raízes de sua violência, passando por temas como negligência familiar, isolamento, a radicalização de jovens em ambientes digitais, a fragilidade de masculinidades em construção, o bullying e a misoginia.Por meio dessas temáticas, a série questiona sistemas e expõe a fragilidade das redes de proteção que deveriam amparar a juventude. Se você assistiu Adolescência e quer mergulhar mais a fundo no debate, a literatura pode te ajudar a entender melhor os dilemas expostos pela série. Como a gente sempre lembra aqui no Blog do Sebo Capricho, os livros oferecem ferramentas poderosas para compreender o mundo, por meio de reflexões críticas que nos ajudam a ir além das respostas simplistas. A seguir, indicamos cinco obras que dialogam com os temas centrais da série, trazendo perspectivas complementares para enriquecer o debate. O Senhor das Moscas, de William Golding O Ódio que Você Semeia, de Angie Thomas A Geração Ansiosa, de Jonathan Haidt Precisamos Falar Sobre Kevin, de Lionel Shriver Hibisco Roxo, de Chimamanda Ngozi Adichie 5 livros para entender a série Adolescência
A violência em Adolescência reflete o que acontece quando jovens são abandonados à própria sorte. Publicado em 1954, O Senhor das Moscas mostra um grupo de meninos isolados em uma ilha, onde a ausência de adultos faz emergir rivalidades brutais. Golding disseca a tensão entre ordem e instinto, revelando como a falta de orientação pode levar ao colapso moral, um eco do isolamento de Jamie.
Lançado em 2017, este romance acompanha Starr, uma adolescente negra que enfrenta as consequências do racismo sistêmico após testemunhar o assassinato de um amigo por um policial. Thomas explora como contextos opressivos moldam escolhas, um tema presente também na jornada de Jamie em Adolescência, cuja vulnerabilidade o leva a espaços tóxicos.
. Em A Geração Ansiosa, Haidt analisa como o uso intensivo de smartphones e plataformas digitais têm fragilizado a saúde mental de adolescentes, aumentando a ansiedade e comportamentos extremos. Combinando dados científicos e observações sociais, o autor mostra como a busca por validação online pode abrir portas para influências perigosas.
A violência juvenil é o tema central em Precisamos Falar Sobre Kevin. O romance de Shriver acompanha Eva, uma mãe que reflete sobre a criação de seu filho, responsável por um massacre escolar. Sem oferecer respostas definitivas, a obra debate o peso da família, da sociedade e da personalidade em atos extremos.
Uma dica menos óbvia, mas que também traz a temática da desconexão familiar é Hibisco Roxo. O romance conta a história de Kambili, uma adolescente nigeriana que vive sob a sombra de um pai controlador, lutando para encontrar sua voz. Chimamanda mostra como ambientes repressivos moldam a psique jovem, um paralelo com as vulnerabilidades de Jamie, cuja família não percebe seus conflitos internos.