Faça seu Login | Usuário Novo? Cadastre-se
Carrinho (0)
Menu
Blog Kapricho
Dia Nacional do Livro Infantil é um convite a incentivar a leitura na infância
Toda Rede
20/04/2022 20:39:40

O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado no dia 18 de abril. Aqui no Sebo Capricho, entretanto, a gente defende que todos os dias são uma boa oportunidade para incentivar a leitura entre as crianças. Afinal, quanto antes elas tomarem gosto pela leitura, maiores são as chances de se tornarem boas leitoras na vida adulta. 

A história do Dia Nacional do Livro Infantil remete ao nascimento do escritor Monteiro Lobato, que veio ao mundo no dia 18 de abril de 1882. Por suas histórias memoráveis da série do Sítio do Pica Pau Amarelo, ele é conhecido como o pai da literatura infantil brasileira. 

Dicas de Nina Brondi para incentivar a leitura na infância

A educadora Nina Brondi de Andrade Zinski, do instagram @mardehistórias,  já foi entrevistada aqui no Blog e trouxe dicas de leitura muito legais. Acompanhe algumas delas:

1- Disponibilizar bons livros desde cedo é fundamental.

2 - A criança precisa ter acesso livre ao livro, manusear, beijar, pisar e levar para onde quiser.

3 - Não basta ter o livro, mas aprender como usar, aprender a apreciar e a mergulhar no universo encantador da literatura.

4- A aprendizagem só acontece com a mediação do adulto, pois as crianças os admiram e, a partir do momento que percebem o encantamento e vínculo com os livros, elas se aventuram a fazer o mesmo.

5 - Aos adultos, vale a pena separar uns minutinhos do dia corrido para ler com prazer e encantamento o livro. Conversar sobre a história, apreciar as imagens, compartilhar a parte que mais gostou, falar sobre as sensações que teve ao ler.

6- Não leia por obrigação, mas  para que a criança goste de ler.

7 - Transforme a leitura em um momento de troca, de olhar de perto e sentir o cheirinho do seu pequeno. Não diga que falta tempo, não diga que tem muito escrito, não diga não! Se jogue! Mergulhe!

3 livros para ler com as crianças

E como não poderia faltar, nossas dicas de hoje foram inspiradas no instagram da Nina! Confira: 

1- Pippi Meialonga - Astrid Lindgren

Como não amar as aventuras de Pippi, uma menina peculiar que leva uma vida diferente de qualquer criança. Lançado em 1945, esse livro é, acima de tudo, um tributo à infância e toda a criatividade, transgressão e liberdade tão necessárias a essa fase da vida. 

2- O livro sem figuras - B.J. Novak

Livro infantil precisa ter muitas figuras? Nem sempre! “O livro sem figuras” é um convite a dar muitas risadas brincando com as palavras. Um livro original e divertido para ser lido e relido muitas vezes!

3 - Meu cachorro sumiu  - Eliandro Rocha e Juliana Basile

Uma história singela e divertida, com rimas e belas ilustrações, que convida a acompanhar os cães para saber quem está assobiando!

 

 Foto by Freepik
Créditos: Foto by Freepik
Compartilhe:
Comentários
Deixe um comentário
Newsletter
Cadastre seu e-mail e fique por dentro
das novidades e promoções

Formas de Pagamento:
Segurança:
Nos acompanhe nas redes:
Fone: (41) 3079-1949 - Rua Comendador Araújo, 432 - Curitiba/PR
sebokapricho@hotmail.com

© 2022 Sebo Kapricho - Todos os Direitos Reservados