Faça seu Login | Usuário Novo? Cadastre-se
Carrinho (0)
Menu
Blog Kapricho
Deixe a imaginação voar...
Toda Rede Comunicação
11/10/2019 15:22:03

Era uma vez...Nada como uma boa história para encantar os pequenos. Nessa semana em que se celebra o Dia da Criança, um livro pode ser um ótimo presente. E mais, separar um tempo para ler esse livro com ou para as crianças ou mesmo contar uma história diferente é certeza de alegria em casa. No site do Sebo Capricho você encontra inúmeras opções de livros infantis, dos clássicos às histórias mais modernas: www.sebocapricho.com.br

 

A contadora de histórias Dani Fioruci, lembra que contar histórias é algo muito antigo e que precede em muito a invenção dos livros. Os homens das cavernas já se reuniam ao redor da fogueira e partilhavam as histórias no final do dia. De lá para cá muita coisa mudou, lembra ela, mas quando contamos histórias estamos falando de experiências, relações humanas e sentimentos. “Acho que essas relações humanas e sentimentos são a principal coisa que as histórias contam. Então, elas vão ampliar nosso conhecimento, nosso horizonte, mas vão falar sobre coisas que cercam a gente, os medos, as angústias, os sofrimentos, as dúvidas, as paixões, nossa coragem”, observa. E história, acrescenta Dani, não é coisa só de criança, “todo mundo gosta de uma boa história”.

 

Mas falando em contação para crianças, o que é interessante para esse momento? “Escolher uma história que você gosta de contar, que de alguma forma de toca”. Dani pontua que “tudo” conta uma história: uma pessoa, um teatro, uma música, mas quando se fala em contação de histórias se fala em “arte da narrativa, a arte de usar a palavra”.

 

Na hora da contação, destaca ela, também é importante entender as emoções daquela história. “Como na história dos Três Porquinhos, posso apenas relatar os fatos, “o porquinho fez a casa, apareceu o lobo mal...”, ou posso colher da história os aprendizados e as emoções e falar sobre os medos do porquinho quando aparece o lobo, quais emoções estão ali. Contar com emoção entra muito mais dentro da gente do que só contar os fatos”.

 

Dani reforça que é sim interessante usar acessórios no momento da contação, como bonecos, fantoches, pedaços de tecido, sons, o que a imaginação mandar. Essas ferramentas podem ajudar a prender a atenção da criança, uma “boa saída para fazer um ritmo gostoso”.

 

Para os pais que vão ler ou contar histórias para as crianças ela tem algumas dicas: faça um ritual, escolha um horário, depois da janta, na mesa de jantar mesmo, ou depois do banho, na hora de ir dormir, escolha uma história que goste bastante e brinque com a história. Se for um livro, conte a história do livro, mas comece a fazer perguntas, mostrar as imagens do livro para a criança, adaptar brincadeiras à idade dela. “E conte não para ensinar, mas para se divertir. Ela vai aprender, claro, mas vai se divertir também”.

 

Bom Dia das Crianças!

 Pixabay
Créditos: Pixabay
Compartilhe:
Comentários
Deixe um comentário
Newsletter
Cadastre seu e-mail e fique por dentro
das novidades e promoções

Formas de Pagamento:
Sebo Kapricho I
Fone: (41) 3079-1949 - Rua Comendador Araújo, 432 - 80420000
sebokapricho@hotmail.com

Sebo Kapricho II
Fone: (41) 3049-3107 - R. Marechal Deodoro, 475 - 80020240
sebokapricho2@gmail.com

Segurança:
Nos acompanhe nas redes:
© 2025 Sebo Kapricho - Todos os Direitos Reservados
Endereço: Rua Comendador Araújo, 432 - Curitiba/PR | CEP: 80420000 | CNPJ: 09.659.108/0001-65