O Dia Nacional do Livro é comemorado no dia 29 de outubro. Nesta data, em 1810, foi fundada a Biblioteca Nacional, que funciona atualmente na Avenida Rio Branco, na região central da cidade do Rio de Janeiro. O prédio histórico é aberto à visitação de visitantes, que podem utilizar as salas de leitura e estudo para o público. A paixão por livros e bibliotecas inspirou muitos autores a contarem histórias que têm esses elementos como pano de fundo ou mesmo personagens principais nas tramas. E o melhor: no Sebo Capricho é possível encontrar muitos títulos! Pesquise no nosso site ou confira as nossas sugestões para celebrar a Semana Nacional do Livro. A menina que roubava livros - Markuz Zusak As memórias do livro - Geraldine Brooks Este clássico da literatura mundial do século 20 é ambientado em um mosteiro franciscano no ano de 327. Quano o frei Guilherme de Baskerville recebe a missão de investigar a ocorrência de heresias no local, é surpreendido pela morte de sete monges em sete dias, em circunstâncias insólitas, o que muda o rumo da investigação. A história misteriosa tem importantes desfechos na biblioteca do convento. Esta distopia escrita em 1953 conta a história de um futuro incerto onde um governo totalitário proíbe qualquer tipo de leitura. O objetivo é evitar que o povo tenha acesso a informações e cultura para se rebelar contra o status quo. Neste ambiente de total controle, as pessoas só têm conhecimento dos fatos por aparelhos de TVs instalados em suas casas ou em praças públicas. O conto “A biblioteca de Babel”, contido na célebre antologia do escritor argentino, trata de uma instigante biblioteca onde repousam todos os livros possíveis e que existiu antes de todas as outras coisas.
A trajetória da garota Liesel Meminger, que levou muita gente às lágrimas, tem uma narradora inusitada, a própria Morte, que rastreia os passos desta encantadora sobrevivente: filha de uma mulher perseguida pelo nazismo, ela é enviada com o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai roubar ao longo dos anos, encontrando literatura o acolhimento e o repertório para entender a própria vida.
As memórias do livro é uma obra inspirada em uma história real e que narra a trajetória de Hanna Heath, uma conservadora de livros que recebe a missão de restaurar e analisar a famosa Hagadá de Sarajevo, manuscrito resgatado após um bombardeio sérvio durante a guerra da Bósnia. A partir das pistas encontradas, a personagem desvenda uma série de enigmas ao mesmo tempo em que reconstrói as memórias do livro.