Faça seu Login | Usuário Novo? Cadastre-se
Carrinho (0)
Menu
Blog Kapricho
Clássicos da literatura para ler na escola
Toda Rede
13/02/2021 09:52:35

Uma afirmação do youtuber Felipe Neto sobre livros causou recente polêmica nas redes sociais. Em um post no Twitter, o influencer afirmou que  “forçar adolescentes a lerem romantismo e realismo brasileiro é um desserviço das escolas para a literatura”. Para Felipe Neto, autores clássicos da literatura da língua portuguesa não são para adolescentes e, por isso, a leitura não deve ser forçada nas salas de aula, pois há o risco de acharem chato. 

 A jornalista e escritora Heloísa Aguieiras discorda de Felipe Neto. Grande admiradora da literatura portuguesa, ela conta que o seu primeiro contato com autores clássicos, como Machado de Assis e José de Alencar, aconteceu na escola. E, desde então, nunca deixou de admirá-los. Por isso, Heloísa defende que eles continuem presentes na sala de aula e ainda dá uma dica aos professores: que tal adotar novas estratégias para discutir literatura? Ao invés de provas e trabalhos, por que não debater os livros em sessões críticas e rodas de conversa?

Para gostar de ler

A paixão da jornalista pelos livros começou na infância, por meio da tradicional série Para Gostar de Ler. A coleção reúne crônicas curtas e divertidas de vários autores brasileiros, como os aclamados Rubem Braga e Fernando Sabino. Outra influência, segundo Heloísa, foi o irmão 11 anos mais velho que lia muito e a incentivava a mergulhar nos livros.

A escola, com certeza, também incentivou o hábito por meio das leituras obrigatórias que Felipe Neto acredita serem desnecessárias. Ela lembra com nostalgia dos fichamentos que fazia após finalizar a leitura dos livros indicados pelo professor, com informações sobre capa, editora, autor, um pequeno resumo da história e a crítica sobre o livro ao final. 

Se para muitos essa tarefa parece enfadonha, não era para Heloísa. Ao contrário, gostava muito desse trabalho e foi assim que leu e “fichou” Machado de Assis, José de Alencar, Graciliano Ramos e outros autores clássicos. Mesmo jovem, jamais se considerou despreparada para leituras densas e reflexivas. “Li ‘Angústia’, de Graciliano Ramos, e gostei muito. Penso que esses grandes livros inclusive merecem uma releitura na fase adulta”, opina. 

O impacto da leitura

Nossa entrevistada conta que a leitura impacta a vida de forma profunda. Ela, inclusive, associa livros a pessoas que a presentearam ou foram presenteadas com diferentes obras. Uma lembrança importante é uma amiga - com quem não tem mais contato - que a presenteou com “Cartas ao jovem poeta”, de Rainer Maria Rilke, o que causou grande impacto. O escritor preferido de Heloísa é Fernando Pessoa, que lhe foi apresentado pelo irmão e cuja leitura foi incentivada pela mesma amiga.

Como toda leitora voraz, a jornalista tem hábitos bem pessoais na hora de ler. Um deles é anotar nos livros, por isso, ela prefere não emprestar seus exemplares. “Não sou apegada, mas prefiro que outras pessoas não leiam minhas anotações”, explica. 

Pedimos a Heloísa para listar cinco livros clássicos de sua coleção que os leitores do Blog do Sebo Capricho não podem deixar de ler. Confira:

Dom Casmurro - Machado de Assis

“É o clássico dos clássicos, imperdível e obrigatório.”

Livro do Desassossego - Fernando Pessoa

“Meu livro preferido da vida.”

Vidas Secas - Graciliano Ramos 

“É um retrato do Brasil que ainda hoje permanece atual.”

A Hora da Estrela - Clarice Lispector

“Um livro que denuncia os milhões de preconceitos que uma mulher sofre.”

A paixão Segundo G.H. - Clarice Lispector

“Uma viagem maravilhosa da mente de uma mulher incrível que é a nossa grande escritora brasileira.”

Aqui no Blog do Sebo Capricho, já contamos várias histórias de adolescentes e jovens que se apaixonaram por literatura na escola.Confira as dicas de Malu Ezarani!

Dicas para gostar de ler os clássicos

 

 Arquivo pessoal
Créditos: Arquivo pessoal
Compartilhe:
Comentários
Deixe um comentário
Newsletter
Cadastre seu e-mail e fique por dentro
das novidades e promoções

Formas de Pagamento:
Segurança:
Nos acompanhe nas redes:
Fone: (41) 3079-1949 - Rua Comendador Araújo, 432 - Curitiba/PR
sebokapricho@hotmail.com

© 2021 Sebo Kapricho - Todos os Direitos Reservados