Faça seu Login | Usuário Novo? Cadastre-se
Carrinho (0)
Menu
Blog Kapricho
5 livros clássicos da literatura brasileira que foram escritos por autores negros
Toda Rede
18/11/2021 18:17:26

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é também um convite a celebrar a diversidade e a presença de escritores negros na literatura brasileira. 

Ao incentivar os leitores a prestigiar esses autores, buscamos ampliar o debate sobre o racismo e mostrar que é possível, por meio dos livros, entender algumas opressões sofridas pela população preta. É, também, uma forma de valorizar a representação dos negros na nossa cultura. 

Você sabia que autores de grandes clássicos da nossa literatura eram negros? Que tal conhecer ou relembrar célebres histórias e incluir mais literatura escrita por negros na sua vida?

5 livros clássicos da literatura escritos por negros

  1. Úrsula - Maria Firmina dos Reis

O que dizer de Maria Firmina dos Reis, uma maranhense nascida em 1822 e autora de Úrsula, o primeiro romance escrito por uma mulher no Brasil? Ela era filha de escrava, abolicionista e foi admitida como professora aos 22 anos de idade. Úrsula, como muitos outros romances da época, conta uma história de amor entre dois jovens, a protagonista Úrsula e o bacharel Tancredo. Por trás do romance, porém, há uma clara preocupação da autora com o tratamento dado aos personagens negros, às mulheres e à escravidão. Úrsula é um livro difícil de encontrar, mas está disponível no Sebo Capricho!

  1. Quarto de Despejo - Carolina Maria de Jesus

Reconhecida recentemente como doutora honoris causa pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Carolina Maria de Jesus foi uma ex-catadora de papel cuja trajetória inclui a vida na favela do Canindé, em São Paulo. Nascida em 1914, traduziu em suas obras o enfrentamento do racismo estrutural. Seu primeiro livro, “Quarto de despejo: diário de uma favelada”, foi escrito quando ainda sustentava a família como catadora e escrevia no pouco tempo que sobrava. O livro repercutiu logo na estreia e foi traduzido para mais de quinze idiomas em 40 países. Os diários escritos entre 1955 e 1960, que compõem a obra, são um retrato do racismo estrutural no Brasil. Quarto de Despejo, inclusive, é um dos livros de leitura obrigatória para o vestibular da UEL. 

  1. Triste fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto

Considerado um dos fundadores da literatura afro-brasileira, Lima Barreto também é autor do clássico Clara dos Anjos. Nesta obra ambientada no final do século XIX, ele conta a história do major Policarpo Quaresma, um nacionalista extremado cuja visão sublime do Brasil é motivo de desdém e ironia. Interessado em livros de viagem, defensor da língua tupi e seguidor de manuais de agricultura, ele se envolve em muitos projetos motivados por seu nacionalismo exagerado. 

  1. Olhos D’Agua - Conceição Evaristo

O livro conta histórias da população afro-brasileira sem usar filtros para narrar a pobreza e a violência urbana que a acometem. Mesmo assim, a linguagem poética da autora nos convida a mergulhar no universo das personagens com todos os seus dilemas. Nesse livro, Conceição Evaristo mostra a realidade da violência urbana e da pobreza com um foco preciso sobre a condição da população negra no Brasil.

  1. Broquéis, Faróis e Últimos Sonetos - Cruz e Souza

Essa obra reúne três livros do poeta simbolista Cruz e Souza: Broquéis (1893), Faróis (1900) e Últimos Sonetos (1905). Filho de negros e escravos alforriados, ele ecebeu sobrenome e educação formal dos antigos senhores dos pais, pois viviam no porão da casa deles.  Sua poesia de agudo senso estético autenticidade resultou em uma obra profunda e bela.

 Foto por rawpixel.com - br.freepik.com
Créditos: Foto por rawpixel.com - br.freepik.com
Compartilhe:
Comentários
Deixe um comentário
Newsletter
Cadastre seu e-mail e fique por dentro
das novidades e promoções

Formas de Pagamento:
Sebo Kapricho I
Fone: (41) 3079-1949 - Rua Comendador Araújo, 432 - 80420000
sebokapricho@hotmail.com

Sebo Kapricho II
Fone: (41) 3049-3107 - R. Marechal Deodoro, 475 - 80020240
sebokapricho2@gmail.com

Sebo Kapricho III
Fone: (41) 3222-6193 - Praça Gen. Osório, 389 - 80020010
sebokapricho3@gmail.com

Segurança:
Nos acompanhe nas redes:
© 2024 Sebo Kapricho - Todos os Direitos Reservados
Endereço: Rua Comendador Araújo, 432 - Curitiba/PR | CEP: 80420000 | CNPJ: 09.659.108/0001-65