Se você ama ler, já deve ter experimentado a sensação de abrir um presente de Natal e encontrar dentro dele uma história novinha para se encantar. A estudante Júlia Castro Gomes, de 14 anos, moradora de Sorocaba, é uma dessas pessoas. Ela considera os livros um presente de Natal perfeito. Em uma celebração recente, inclusive, ganhou 15 novos títulos dos familiares que não mediram esforços para incentivar o entusiasmo da adolescente com a literatura. “Eu amo ganhar livros de Natal, são uma ótima opção de presentes”, conta. A paixão de Júlia pela leitura começou cedo, incentivada pela mãe, que lia gibis para ela antes de dormir. Aos poucos, o hábito se transformou em algo natural, reforçado por iniciativas como um clube do livro na escola. Desde então, Júlia não parou mais de ler e já passou por uma variedade de títulos, autores e estilos. “Meus gêneros favoritos são romance e fantasia”, avisa. Para manter o hábito da leitura, ela revela que tenta se afastar um pouco das telas, como celular e TV. ”Eu gosto muito dos livros porque a gente entra em várias histórias. O segredo para manter o hábito da leitura é priorizá-la no dia a dia.” Diante de tanta desenvoltura para a literatura, convidamos a Júlia para ajudar nossos leitores que querem presentear adolescentes com livros neste Natal. Confira abaixo a lista de 5 livros que - na opinião da nossa entrevistada - todo mundo deveria ler: Eu e esse meu coração, de C. C. Hunter Fazendo meu filme, de Paula Pimenta A mecânica do amor, de Mônica Craveiro Diário de uma Garota Nada Popular, de Rachel Renée Russell Diário de Pilar, de Flávia Lins e Silva Dicas de leitura da Júlia
“Esse livro é incrível, mistura romance com mistério, e a leitura é muito envolvente.”
“É um clássico entre os adolescentes. Eu adoro toda a série, mas o primeiro livro é o meu favorito!”
“É uma história sobre dois adolescentes terminando o ensino médio e descobrindo o amor. Eu amei!”
“Li esse livro quando era mais nova e me ajudou a pegar gosto pela leitura. É uma série que aborda o dia a dia dos adolescentes como se fosserealmente um diário da personagem principal.”
“Pilar é uma menina que roda o mundo numa rede mágica. Eu comecei a ler na escola e gostei tanto que comecei a comprar os outros títulos da coleção.”