Faça seu Login | Usuário Novo? Cadastre-se
Carrinho (0)
Menu
Blog Kapricho
20 anos de Harry Potter: fãs contam histórias pessoais sobre a saga do bruxo
Toda Rede
21/01/2022 08:48:28

Harry Potter, o bruxo mais amado da literatura universal, chegou aos 20 anos! Há duas décadas, a escritora J.K. Rowling lançou o primeiro livro (Harry Potter e a Pedra Filosofal) da série de sete volumes que acompanha um ano da vida do pequeno bruxo, dos 11 aos 17 anos, período em que ele frequentou a escola de bruxos "Hogwarts" com seus melhores amigos. Os livros inspiraram uma saga de filmes de sucesso, que vem divertindo gerações. 

A celebração dos 20 Anos de Harry Potter também virou filme. O documentário “20 Anos de Magia: De Volta a Hogwarts”, reuniu  Daniel Radcliff, Emma Watson, Rupert Grint e muitos outros para discutir sobre o que se passou por trás das câmeras de gravação dos filmes. O elenco todo foi convidado a falar sobre suas experiências e momentos marcantes, com histórias contadas aos fãs da franquia pela primeira vez. 

Histórias de fãs 

Para a estudante Ana Clara Roesler, fã da saga, os 20 anos de Harry Potter são um convite 

para relembrar momentos marcantes e emotivos. “Um deles foi o primeiro contato de Harry com o universo bruxo através de Hagrid e seu bolo de aniversário; a ofidioglissia descoberta por Harry e a dúvida e medo que tal habilidade lhe traz. O destino fatal de Cedrico, as descobertas sobre Voldemort e Snape, a morte de Dumbledore, Remus e Sirius, a lenda das relíquias da morte são outros exemplos”, conta. 

Porém, o episódio mais marcante, na opinião de Ana Clara, ocorre no terceiro livro, “pois trata da fragilidade de uma amizade de anos e como, após 12 anos após sua sentença, Sirius consegue se reconectar com Harry e provar sua inocência ao seu único amigo que restou, Remus.”

Sobre os 20 anos da série, ela conta que, ao reler os livros com maior maturidade, a história se altera completamente. “Vemos o lado dos anti-heróis pelas entrelinhas, quase os entendemos e simpatizamos com eles. Outros, que enxergávamos em uma luz positiva, passam a possuir uma sombra que os acompanha notavelmente”, exemplifica.

“Na infância, vemos a mágica e nos identificamos com Harry. Concordamos com ele, torcemos por ele. Alguns anos depois, quando retornamos para uma dose de escapismo e nostalgia,acabamos reparando nos erros de Harry, nos absurdos que ocorrem na narrativa, na infantilidade de alguns dos personagens. Mas entendemos o porquê de cada elemento da narrativa, cada personagem e as histórias que os acompanham. A narrativa para de ser preta e branca e passa a ser cinza. Então entendemos uma das maiores premissas exploradas nos livros, dita por Sirius Black : O Mundo não se divide em pessoas boas e más. Todos temos luz e trevas dentro de nós, o que importa é o lado no qual decidimos agir, isso é o que realmente somos”, analisa. 

Influenciada por Harry Potter antes de nascer

Mesmo antes de nascer, a estudante Catarina Franco Seco sente que já era influenciada pela história de Harry Potter. A tia era uma grande fã e a introduziu no universo do bruxo por meio dos filmes e depois, dos livros. “Harry Potter afetou toda a literatura universal ao trazer uma nova visão sobre como escrever literatura infanto-juvenil. Fico feliz ao ver a quantidade de outros livros, com outras histórias, que foram escritas depois dele, inclusive alguns dos meus favoritos, que estão aqui hoje porque Harry Potter deu um empurrão”,avalia. 

Catarina acredita, também, que Harry Potter existe além dos livros e filmes e já se tornou algo real na vida dos fãs. “Eu fiz muitos amigos por causa dessa história, pois é um tema fácil de iniciar uma conversa com alguém. As pessoas falam sobre Harry Potter, consomem conteúdo e se emocionam. Não tem como não dizer que não é real”, defende .

Política e Harry Potter no TCC

A jornalista Victoria Vischi da Cruz levou o universo de Harry Potter para além da simples diversão. O TCC de conclusão do curso de jornalismo foi desenvolvido com base na relação entre Harry Potter e política. “Eu já estudava política em Harry Potter como pesquisadora de iniciação científica desde o final do meu primeiro ano na faculdade. Foi o professor André Azevedo que teve a ideia de pesquisar sobre o assunto depois que eu comentei sobre Harry Potter em uma aula de introdução à pesquisa científica. Eu me interessei porque gosto muito de Harry Potter. Notei que tinha bastante material publicado no exterior sobre política em Harry Potter, mas o assunto não era muito abordado no Brasil ou em trabalhos publicados em português. No TCC resolvi analisar a representação do uso político de Harry Potter em matérias jornalísticas”, descreve.

Ela conta que Harry Potter é uma história muito presente na sua vida. “Nem me lembro qual foi meu primeiro contato com Harry Potter, porque era muito nova, então é como se a história sempre tivesse feito parte da minha vida”, conta a jornalista, que se decepcionou  com a autora JK Rowling nos últimos anos. “É um misto de sentimentos, pois os comentários transfóbicos da JK Rowling tiraram a leveza e a animação que novos lançamentos de Harry Potter  tinham pra mim. Foi uma decepção descobrir que a criadora desse universo tem pensamentos como esses. Ao mesmo tempo não consigo parar de gostar da história.”

Saiba quais são os livros da saga Harry Potter

 Divulgação
Créditos: Divulgação
Compartilhe:
Comentários
Deixe um comentário
Newsletter
Cadastre seu e-mail e fique por dentro
das novidades e promoções

Formas de Pagamento:
Sebo Kapricho I
Fone: (41) 3079-1949 - Rua Comendador Araújo, 432 - 80420000
sebokapricho@hotmail.com

Sebo Kapricho II
Fone: (41) 3049-3107 - R. Marechal Deodoro, 475 - 80020240
sebokapricho2@gmail.com

Sebo Kapricho III
Fone: (41) 3222-6193 - Praça Gen. Osório, 389 - 80020010
sebokapricho3@gmail.com

Segurança:
Nos acompanhe nas redes:
© 2024 Sebo Kapricho - Todos os Direitos Reservados
Endereço: Rua Comendador Araújo, 432 - Curitiba/PR | CEP: 80420000 | CNPJ: 09.659.108/0001-65