Faça seu Login | Usuário Novo? Cadastre-se
Carrinho (0)
Menu
Blog Kapricho
Cronista, eu?
Toda Rede
31/07/2020 11:56:14

As histórias inusitadas do cotidiano não passam despercebidas ao olhar atento da jornalista Paula Bonini. Leitora dedicada, ela decidiu ir além e registrar os fatos do dia a dia em crônicas leves e divertidas que são publicadas no perfil do Instagram @cronista_eu. Paula conta que decidiu começar a escrever crônicas quando deixou de trabalhar em jornal impresso. “Tenho uma sensação ímpar em produzir e publicar um texto. Estava sentindo falta disso e sempre quis me aventurar no universo das crônicas, mas não tinha tido oportunidade. Acho um gênero incrível. Uma vez li: ‘crônica é um texto tão gostoso de ler que dá até vontade de escrever’. Definição perfeita”, explica.

Outro incentivo foram as boas histórias que a rodeiam. “Quem me conhece mais a fundo, já ouviu: ‘Mas Paula, essas coisas só acontecem com você’. De fato, já passei por muitas situações peculiares. Talvez por estar sempre atenta ao que acontece ao meu redor. Quando estou com a família e amigos, bem à vontade, adoro contar histórias. E eu tenho muitas. Então, resolvi traduzir em palavras essas situações. A maioria das minhas crônicas vem do cotidiano e tem pitadas de humor. Acho legal poder transformar um momento corriqueiro (que muitos nem enxergam) em histórias marcantes, além de ter o ser humano como matéria-prima”, revela, destacando que ainda está começando a aventura pelo gênero, mas já recebe muitas sugestões de novas histórias. “Estou adorando”, define.

História com a leitura

Paula começou a gostar de ler por influência da mãe, professora, que desde cedo a incentivou. “Porém, sinto que o interesse pela leitura também vinha muito de mim. Quando estava no Ensino Fundamental, toda semana tínhamos que ir na biblioteca escolher um livro para passar a semana em casa. Eu adorava. Não entregava um título sem ler e me orgulhava com a carteirinha cheia. Nessa época, me encantei pela série Vagalume - coleção que, com certeza, contribuiu nesse meu despertar . Os gibis também foram determinantes e ajudaram neste “start”. Era apaixonada pela Turma da Mônica e devorava os quadrinhos. Hoje, é meu filho que está iniciando a fase da leitura. Incentivo bastante. Tem seu cantinho de livros e gibis, e criamos uma rotina para ele ler antes de dormir”, compartilha.

Infância no Sebo Capricho

Paula é frequentadora do Sebo Capricho desde a infância, quando ia com os pais “garimpar” novidades. “Fazer garimpos aos sábados de manhã era uma rotina da minha família. Morávamos próximos ao centro e íamos a pé. Eu amava e tenho grandes recordações dessa época. Meu pai sempre gostou de música e de discos de vinil. Passava horas garimpando seus discos. Não à toa hoje ele tem verdadeiras relíquias e soma mais de mil discos. Enquanto ele buscava os discos, eu e minha irmã ficávamos na sessão de gibis. Para nós, era uma perdição. Chegávamos a levar uns vinte e passávamos o final de semana lendo. Até hoje, quando entro em um sebo, sou invadida por boas memórias e sentimentos. É um lugar muito especial para mim.”

Para manter o hábito de leitura em dia, Paula tem uma dica preciosa.”Sempre tenho um livro na minha cabeceira. Muitas vezes, mais de um. Procuro ler antes de dormir. É algo que me acalma e relaxa.  Meus estilos preferidos são crônicas, livro-reportagem, narrativas baseadas em histórias reais e, quando não, em ações corriqueiras, na rotina diária e no ambiente familiar dos personagens. Alguns tipos de romance e autobiografias também me agradam”, diz.

E como é tradicional no Blog do Sebo Capricho, confira as cinco dicas de leitura de Paula:

1- O Abusado – Caco Barcellos

2 - A Cidade do Sol -  Khaled Hosseini

3 - A Menina da Montanha  - Tara Westover

4 - Mulher Perdigueira  - Fabrício Carpinejar

5 - Crônicas - Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Rubem Braga

 

 Arquivo pessoal
Créditos: Arquivo pessoal
Compartilhe:
Comentários
Deixe um comentário
Newsletter
Cadastre seu e-mail e fique por dentro
das novidades e promoções

Formas de Pagamento:
Sebo Kapricho I
Fone: (41) 3079-1949 - Rua Comendador Araújo, 432 - 80420000
sebokapricho@hotmail.com

Sebo Kapricho II
Fone: (41) 3049-3107 - R. Marechal Deodoro, 475 - 80020240
sebokapricho2@gmail.com

Sebo Kapricho III
Fone: (41) 3222-6193 - Praça Gen. Osório, 389 - 80020010
sebokapricho3@gmail.com

Segurança:
Nos acompanhe nas redes:
© 2024 Sebo Kapricho - Todos os Direitos Reservados
Endereço: Rua Comendador Araújo, 432 - Curitiba/PR | CEP: 80420000 | CNPJ: 09.659.108/0001-65