Faça seu Login | Usuário Novo? Cadastre-se
Carrinho (0)
Menu
Blog Kapricho
Como aprender filosofia, com Fábio Luporini
Toda Rede
12/08/2020 14:40:31

O Dia do Filósofo é comemorado em 16 de agosto. Para celebrar a data, convidamos o jornalista e professor Fábio Luporini, de Londrina, para contar ao Blog do Sebo Capricho sobre como surgiu o interesse pelo assunto em sua vida. Muita gente pensa que filosofia é um tema muito complexo, mas Fábio garante que é possível incluir as reflexões filosóficas no dia-a-dia, desde que desenvolva-se o hábito da leitura.

“Deve-se começar a gostar de filosofia de outras formas, como por meio de discussões, filmes e séries”, aconselha. Ele também avisa que não adianta tentar ler sobre filosofia sem ter intimidade com os livros. “Primeiro, precisa existir o costume de ler. Depois é que podemos começar a ler sobre filosofia. Entretanto, não devemos começar a pelos clássicos, pois, têm uma linguagem difícil, complexa, no contexto da época em que viveram. Minha dica é iniciar com calma, com leituras mais básicas”, ensina.

Interesse surgiu no ensino médio

Fábio conta que se interessa por filosofia desde o tempo em que estudava o ensino médio. Na época, gostava de ouvir as aulas e, em casa, ler livros de ficção bastante filosóficos. “Lembro-me que ganhei um livro de uma tia, chamado “Ei! Tem alguém aí?”, de Jostein Gaarder .

Esse livro me despertou o interesse e me abriu o universo filosófico que é, sobretudo, de questionar, de pensar, de não aceitar tudo como verdade”, recorda. Pela capa do livro, descobriu que o autor também escreveu “O mundo de Sofia”. E aí uma coisa foi puxando a outra. 

Fábio lê de tudo sobre filosofia, sejam livros, apostilas, blogs ou reportagens. “Minha curiosidade me leva a pesquisar temas específicos e, também, a ler coisas aleatórias. Tudo é válido. E aí fico matutando todas essas coisas no pensamento durante dias. E vou interiorizando conceitos e teorias que fazem sentido, procuro aplicá-las no dia a dia, discutir com os amigos e fazê-los pensar, assim como os alunos”, relata. 

Filosofia para todos

As pessoas pensam que filosofia é difícil ou complicada, mas o professor garante que não é bem assim. “O problema é que nosso nível educacional e intelectual não é dos melhores, portanto, tudo o que nos faz pensar um pouco mais acaba se tornando complexo. Além disso, a filosofia entra em choque com paradigmas, certezas e dogmas. E ninguém quer ‘perder’ o chão ao colocar em cheque os pensamentos cristalizados. Então, nos distanciamos da filosofia. Mas, ao contrário, filosofia é para todos, é do dia a dia. Tudo nos faz pensar filosoficamente. Não estou falando apenas das teorias filosóficas dos pensadores consagrados, como os gregos antigos ou os modernos. A filosofia está mais no nosso dia a dia do que imaginamos. Por exemplo: boa parte das falas e pensamentos de Alvo Dumbledore, personagem de Harry Potter, foi inspirada em Aristóteles. Quando a criançada descobre isso, percebe que a filosofia está mais perto do que imaginamos. E que, mais que isso, ela é legal!.”

Fábio Luporini também recomendou quatro livros e uma série sobre filosofia que todos devem conhecer. Confira:

1 - O mundo de Sofia, de Jostein Gaarden

2-  Convite à filosofia, de Marilena Chaui

3 - O Livro da Filosofia

4 - Filosofia: e nós com isso?, de Mario Sergio Cortella

Não deixe de ver:

Série Merlí (Netflix), sobre o relacionamento de um professor de filosofia e seus alunos a partir de conceitos filosóficos clássicos.

 Arquivo pessoal
Créditos: Arquivo pessoal
Compartilhe:
Comentários
Deixe um comentário
Newsletter
Cadastre seu e-mail e fique por dentro
das novidades e promoções

Formas de Pagamento:
Sebo Kapricho I
Fone: (41) 3079-1949 - Rua Comendador Araújo, 432 - 80420000
sebokapricho@hotmail.com

Sebo Kapricho II
Fone: (41) 3049-3107 - R. Marechal Deodoro, 475 - 80020240
sebokapricho2@gmail.com

Sebo Kapricho III
Fone: (41) 3222-6193 - Praça Gen. Osório, 389 - 80020010
sebokapricho3@gmail.com

Segurança:
Nos acompanhe nas redes:
© 2024 Sebo Kapricho - Todos os Direitos Reservados
Endereço: Rua Comendador Araújo, 432 - Curitiba/PR | CEP: 80420000 | CNPJ: 09.659.108/0001-65